segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA DIRETORIA DE 2002/2010

Em 2002, depois de notar algumas coisas erradas com o Palmeiras e descontentes com a diretoria de momento, um grupo de amigos resolveu se reunir e lançar uma chapa para concorrer à eleição naquele ano.

Com a vitória na eleição começou uma historia de títulos e muita luta para S.EPALMEIRAS. Com um inicio bastante conturbado, com documentação atrasada e dividas, a nova diretoria, formada por André , Enir, Luciano, Jakson, Guinho, Daniel meteu a cara no trabalho com a regularização da documentação, pagamento de todas as dívidas, inclusive luz e água que estavam atrasados, aumento das dimensões do campo, construção das guaritas de dois bancos de reservas, e uma casa de arbitro, e, mais recentemente, um parque infantil e a construção de um novo bar com dois vestuários e uma área para a churrasqueira.

O tamanho do campo foi ampliado em 6 (seis) metros para poder, no ano de 2003, entrar no campeonato organizado pela Liga de Florianópolis. Foi a nossa primeira participação na 2ª Divisão de Amadores de Florianópolis com o nosso amigo Marinho no comando técnico do time. O Palmeiras ficou em terceiro, quase subindo para primeira divisão.

Em 2004 um tímido oitavo lugar mas, já no ano seguinte, em 2005 o Diretor de Esportes e tesoureiro Luciano Pereira, resolveu trazer jogadores de outros bairros e, ai sim, começaram as conquistas e, a primeira delas, o título da Copa Floripa, dentro do Ribeirão da Ilha, em cima do Canto do Rio, um dos melhores times de Florianópolis, e fomos 4º na 2ª Divisão.

Em 2006 fomos campeões da segunda divisão conseguindo o acesso para primeira e o segundo título da Copa Floripa, em cima do nosso maior rival, e co-irmão, o Cruz de Malta.

No ano de 2007 a consagração: Campeão da Primeira Divisão, em cima do Bangu, e campeão da Copa Floripa, em cima do Barrense.

Depois da consagração a queda. Em 2008 caímos para a segunda divisão para voltar em 2009 com o título da segundona novamente.

Já no ano de 2010, na Primeira Divisão, um 3º lugar nos encheu de orgulho pois perdemos para duas equipes que gastaram muito dinheiro.

Ocuparam a presidência do Palmeiras neste período o André, Renato, Luciano, Daniel e Lito. Moura Ferro, Gilson e Cristiano normalmente completaram as diversas diretorias entre outros.

A LUTA PELO CAMPO

No dia 30 de setembro de 2003 o André, então presidente, foi surpreendido em sua casa, com a presença de um Oficial de Justiça dizendo que estava ali para tirar o campo do Palmeiras para entregar ao Sr. Walnei Medeiros por ordem do Juiz da 6ª Vara.

A surpresa foi geral. Claro que todos sabiam do processo do campo que estava em disputa. Tinha a Ação de Usucapião que todos consideravam ação ganha pelo tempo de posse do terreno desde 1962.

André pediu que o Oficial de Justiça ficasse esperando no campo que logo ia atendê-lo. Neste período ligou para quem se encontrava no bairro para que, de alguma forma, pudesse manter o campo. Ligou para o Moura Ferro, na época, sócio recente do clube que também era advogado. Eram em uns 10 no campo. A grade maioria encontrava-se trabalhando naquele horário.

Orientados pelo Moura Ferro, a comunidade avisou ao Oficial de Justiça não iria entregar o campo e que resistiria a imissão de posse. O Oficial se retirou avisando que solicitaria reforço policial para tomar o campo.

Naquela noite, na sede, foi promovida uma reunião com o advogado do Palmeiras, Dr.Hélio Bairros, que disse que o processo estava perdido e que não tinha mais nenhum recurso e orientava a entrega pacifica do campo. Tal orientação não foi aceita pelos presentes, especialmente pelos dois advogados sócios ali presentes, Moura Ferro e Maurício Zaidan. O Dr. Hélio Bairros foi convencido a ajuizar novos recursos com o auxílio dos sócios advogados. Estamos no campo até hoje e cada dia é uma vitória.

Neste período de 7 anos estamos resistindo juridicamente, politicamente e esportivamente a tomada do nosso campo.

Por iniciativa dos Vereadores Oscar Conceição, já falecido, e Xande Fontes, toda a área do Palmeiras foi considerada por lei como área Verde e de Lazer. Isto não impede a posse pelo Sr. Walnei mas limita o que se pode fazer com a área.

A nossa luta já é de conhecimento da cidade pois fizemos várias campanhas e conseguimos como na mídia esta situação usando, inclusive, a projeção que o Palmeiras ganhou disputando e ganhando o Campeonato de Amadores e a Copa Floripa.

Em outubro p.p. o Dr. Hélio Bairros nos comunicou que um novo recurso tinha sido perdido e que, devido as suas obrigações com o Sindicato da Construção Civil, que é presidente, estava desistindo de ser o advogado do Palmeiras. Foi por nós indicada a Dra. Daniela Gonzaga para continuar no processo em razão de que Moura Ferro e Mauricio Zaidan já estão no processo como advogados da AMPOLA.

O processo de Usucapião que o Palmeiras entrou para regularizar a sua posse já por perdido em 1996 portanto há 14 anos. Não tem mais recurso desde aquela data. O processo já acabou. Foi perdido porque as testemunhas que foram levadas para provar a posse eram, ou tinham sido, diretores do Palmeiras, e não foram aceitas pelo Juiz. Ficamos sem nenhuma testemunha e perdemos o processo. Simples e trágico assim.

O Sr. Walnei Medeiros ganhou no processo o direito de posse de três áreas que têm escritura pública. São elas;

a) um terreno com área de 2.941,825m2 situado no lugar Rio Tavares, Lagoa da Conceição, frente para a Estrada Geral do Rio Tavares, fundos com terras de Marcelino Francisco Pereira, de ambos os lados com terras do comprador, inscrito no Registro Imobiliário no Livro nº. 3/L, fls. 75, sob nº. 9.718;
b) um terreno com área de 2.928,00 m2, situado no mesmo lugar, também de frente para a Estrada Geral do Rio Tavares, em 24 metros, fundos de 24,80m com terra, sob nº. 4.248s de Marcelino Francisco Pereira e de um lado com terras dos AA., em 114,00 metros e do outro, com terras de Bonifácio Venâncio Gonçalvez, em 126,00 metros, devidamente inscrito no Registro Imobiliário 3/C, de fls. 295, sob nº. 4.248;;
c) um terreno com 2.941,825m2, no mesmo local, extremado com terra dos AA., fazendo frente com a estrada geral, fundos com terras de Marcelino Francisco Pereira, laterais de um lado com terras devolutas e de Ciciliano J. Líbano e do outro com terras dos AA., inscrito no registro imobiliário, no livro 3/I, fls. 75, sob nº. 9.718.

As áreas são contíguas e somadas possuem a metragem de 8.811,65m2,
Estas áreas não foram marcadas no processo. Levantamento topográfico feito pelo Palmeiras atestam que estas áreas são abrangem inteiramente o nosso campo.

O processo esta voltado do Tribunal para a 6ª Vara Cível para ser imitido novo mandado de imissão de posse.
Voltamos à mesma situação de setembro de 2003. Estamos preparando recurso para que o Juiz determine que seja marcada a área que o Sr. Walnei Medeiros ganhou realmente. Não é certo que o Juiz vai aceitar a fazer isto nesta oportunidade do processo. Na Justiça tudo tem seu tempo e prazo.

Devemos ter andamento no processo nos primeiros dias de 2011.

RELAÇÃO DE PATRIMÔNIO PALMEIRAS

Abaixo a relação de material que estamos deixando para a nova diretoria. A prestação de contas financeira será feita em documento próprio em separado.

Troféus No Bar : Campeão Copa Floripa 2005,2006 e 2007
Campeão Segunda Divisão 2006 e 2009
Campeão Amador 2007
Campeão da copa Avai Sub 12 2007
Equipe mas Disciplinada 2007 e 2009
Troféu Cidade de Florianópolis

1 Freezer
1 maquina de cortar grama adquirida em janeiro de 2010
1 Balcão
1 Pia
1 Grelha
5 Espetos
1 Faca Grande de Churrasco
7 Pratos
10 Facas
10 Garfos
1 Tabua de Cortar Carne
8 Chuveiros
1 Jogos de Camisas Comprida completo
5 Jogos de Camisas completos
6 Bolas
1 Maca
8 Cadeiras Brancas
3 Cadeiras madeiras
2 Mesa
2 Redes
2 Apitos
2 Cartões
1 Camisa de Juiz
2 Bolsas de massagem
1 Botijão de Gás
1 Banco de Madeira
1 Jogo de Colete
1 Bomba
2 Abridores de garrafas

CONCLUSÃO

Estamos concluindo o nosso trabalho e entregando democraticamente a gestão do Palmeiras à nova diretoria eleita.

Aproveitamos para agradecer a todos os atletas, ex-atletas, amigos, comunidade, vizinhos, e os demais clubes amadores de futebol que mantém com trabalho árduo e muito pouco recursos vivo o futebol que é, depois da língua portuguesa, a maior definição de nós brasileiros.

Desejamos os melhores votos de sucesso aos novos diretores e nos colocamos, desde já, à disposição para aquilo que for necessário para manter sempre grande o nome e o patrimônio do nosso querido Palmerinhas.

Florianópolis, 11 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados. O b log do Palmerinhas não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas.